Defesa de Direitos Humanos com foco principal na criança e adolescente

Dos dias 16 a 19 deste mês, o Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH) da Universidade Metodista, localizada em São Bernardo do Campo (SP), realizará o I Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, que discutirá o tema “Educação e Religião na América Latina: Memória, Justiça, Libertação”. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas até o próximo domingo, 8,, através do link: https://www. metodista. br/congressos/ inscricoes/ inscricao. php?codacont= 391.

O objetivo do seminário é promover uma ampla reflexão na área dos Direitos Humanos (DH). É estimada a participação de 300 pessoas em cada sessão do evento, divididas entre conferências e mesas-redondas.

A coordenadora do NEDH, Roseli Fischimann, comentou a importância de se discutir sobre a temática da Educação e Religião na América Latina, já que a religião e toda a sua pluralidade, influenciam, fortemente, na educação de toda a sociedade. “São infinitas as possibilidades de falar sobre educação e religião, já que elas estão presentes na conquista do continente, na cultura e na educação”, observou.

“A religião tem momentos polêmicos”, disse. “Por exemplo, a Igreja Católica tem momentos ambivalentes, já que existe a divisão de grupos dentro da igreja que defendem determinados assuntos, enquanto outros são contrários aos mesmos temas. O Pluralismo político dentro da religião reflete diretamente na educação”, afirmou.

Ela citou ainda o machismo e o autoritarismo tão característicos no continente latinoamericano. “Sem dúvida, a questão do machismo está ligada à educação e religião, já que nós temos um passado de religiões que têm cunhos autoritários e machistas, que refletem na educação”, ressaltou.

A abertura do evento acontecerá na segunda-feira (16). No dia seguinte, 17, o professor argentino, radicado no México Enrique Dussel, um dos fundadores do movimento da Filosofia da Libertação, abrirá a primeira conferência que debaterá a questão “Transmodernidade, interculturalidade e Direitos Humanos”. Em seguida, uma mesa-redonda coordenada por Roseli Fischmann, aborda os “Caminhos da Pesquisa em Filosofia, Educação e Ciências da Religião”.

Já na quarta-feira, 18, a especialista em Educação em Direitos Humanos, Vera Candau, comandará a conferência sobre “Educação em/para Direitos Humanos na América Latina”. A mesa-redonda do dia segue abordando questões sobre “Temas de Educação em Direitos Humanos: limites e possibilidades da pesquisa”.

A última conferência do Seminário Internacional na Metodista, na quinta-feira (19), será sobre “A experiência da Comissão de Verdade e Reconciliação no Peru e o papel da Universidade”, tendo a frente o presidente da Comissão de Verdade e Reconciliação do Peru (2001-2003), professor Salomón Lerner. Seguindo a mesma temática, a última mesa-redonda do evento debaterá as “Comissões de Memória, Regimes Autoritários e Democracia”.

A expectativa, segundo a coordenadora, “é a de conseguir prestar serviço à toda a comunidade acadêmica e à sociedade em geral, podendo promover e fortalecer essa temática de DH”. Roseli comentou que após a realização deste primeiro seminário e de acordo com a receptividade do público, é que começarão a pensar no próximo evento da série pensada pelo NEDH, que segundo ela, deve acontecer no próximo ano.

O evento é aberto ao público e será realizado no anfiteatro Sigma, do Campus Rudge Ramos, da Metodista, em São Bernardo do Campo (SP).
Rua Alfeu Tavares, 149 – Bairro Rudge Ramos – São Bernardo do Campo/SP

Mais informações pelo site: http://www.metodist a.br/nedh/ eventos/i- semana-de- educacao- em-direitos- humanos.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: