Defesa de Direitos Humanos com foco principal na criança e adolescente

23/08/2010 17:02 – Portal Brasil

 

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Ministério da Justiça, vai selecionar uma instituição – que pode ser pública ou privada – para capacitar os 7.864 profissionais de nível superior que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). 

As instituições interessadas em concorrer devem enviar propostas até às 15h do dia 26 de agosto. A capacitação terá como tema “Violência contra a mulher” e a instituição será selecionada por meio de pregão eletrônico. Os profissionais a serem treinados (assistentes sociais, advogados ou psicólogos) vão receber os conhecimentos necessários à abordagem da questão de gênero e ao enfrentamento da violência contra as mulheres.
 

O Cras é uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social. Executa serviços de proteção social, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais. É porta de entrada dos usuários à rede de proteção social do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
 

De forma similar, os Creas são unidades de execução descentralizada dos serviços de proteção social especial (de média complexidade), para atendimento a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social.
 

O objetivo da capacitação é justamente contribuir para ações preventivas e atendimento humanizado, integral e de qualidade às mulheres em situação de violência, no âmbito do Suas.

O curso também deve propiciar aos participantes a compreensão da importância e das possibilidades de articulação dos Cras e Creas com as demais políticas de atendimento às mulheres em situação de violência. Temas como conceito de gênero, mitos e estereótipos quanto à violência doméstica e sexual, Lei Maria da Penha, proteção social, direitos sexuais e reprodutivos, tráfico de mulheres, entre outros, serão abordados nas aulas.

 

Fonte:Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: