Defesa de Direitos Humanos com foco principal na criança e adolescente

O desembargador Antonio Carlos Viana Santos, presidente do Tribunal de Justiça, assumiu hoje (3/9) o governo do Estado de São Paulo. Ele ficará no cargo até a próxima terça-feira, quando o governador Alberto Goldman retorna de uma viagem ao exterior. De acordo com o artigo 40 da Constituição Estadual, o presidente do Tribunal é o terceiro na linha sucessória do governo. O cargo de vice-governador está vago e o presidente da Assembleia Legislativa (Alesp), deputado Barros Munhoz, também está em viagem até o dia 8.

     Viana Santos é o 7º presidente do Tribunal de Justiça a assumir o governo do Estado. A solenidade de posse ocorreu às 10 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, presidida pelo primeiro vice-presidente da Casa, deputado Conte Lopes. Depois de prestar compromisso constitucional e assinar o termo de posse, o exercício da governança foi oficializado pelo secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Ricardo Dias Leme.

     Em seu discurso, Viana Santos contou que desde criança sempre quis ser um juiz, mas nunca imaginava que um dia chegaria ao governo do Estado. “Ainda menino queria ser juiz e essa ideia perdurou. Depois, veio o vestibular, a aprovação na Faculdade de Direito no Largo São Francisco. Tive a felicidade de passar no primeiro concurso para a magistratura e iniciei a carreira no interior. Vim para a Capital e o sonho era chegar ao cargo de desembargador. Quando considerava o sonho realizado, o destino me tornou presidente do tribunal e agora, por alguns dias, governador. Uma honra imposta pela Carta Constitucional”, disse Viana Santos.

     Presente na cerimônia, o prefeito da capital, Gilberto Kassab, disse que o desembargador tem uma biografia que é referência para todos. “Viana Santos é um homem muito preparado e vai saber tomar as decisões necessárias. São Paulo está em boas mãos”, afirmou o prefeito.  

     Durante sua permanência no governo, o vice-presidente do TJSP, desembargador Marcos César Müller Valente, assumirá a presidência da Corte.

     Também estiveram presentes à cerimônia de posse o deputado estadual Carlinhos Almeida, 1º secretário da Alesp; o vice-presidente do TJSP, desembargador Marcos César Müller Valente; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Walter de Almeida Guilherme; o procurador-geral de Justiça em exercício, Álvaro Augusto Fonseca de Arruda; o procurador-geral do Estado, Marcos Fábio de Oliveira Nusdeo; o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª região, Roberto Luiz Ribeiro Haddad; o secretário chefe da Casa Civil do Governo de São Paulo, Luiz Antônio Guimarães Marrey; o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Pedro Rubez Jehá; o vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Alceu Penteado Navarro; o desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo; os juízes assessores da presidência do TJSP, João Batista Morato Rebouças de Carvalho e Sérgio Rui da Fonseca; o juiz assessor da vice-presidência do TJSP, Edison Tetsuzo Namba; o chefe da assessoria Policial Militar do TJSP, cel PM Marco Antônio Alves Miguel e o secretário das Relações Institucionais do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim.

Em tempo – Viana Santos nasceu em Sorocaba, interior do Estado, em 1942. Ingressou na magistratura de São Paulo em 1969 e chegou ao cargo de desembargador em 1988. No ano passado foi eleito presidente do TJSP para o biênio 2010/2011.

 Assessoria de Imprensa TJSP – CA (texto) AC (fotos)

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: