Defesa de Direitos Humanos com foco principal na criança e adolescente

VIII Conferência Nacional

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), por meio da Portaria MDS/CNAS nº 1, de 17 de dezembro de 2010, convoca  extraordinariamente a VIII Conferência Nacional de Assistência Social com o fim de avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, a ser realizada em Brasília, Distrito Federal, no período de 07 a 10 de dezembro de 2011.

A VIII Conferência Nacional de Assistência Social tratará sobre os avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios.

No dia 22 de dezembro de 2010 foi publicada a Resolução CNAS nº 40/2010 que cria a Comissão Organizadora da VIII Conferência Nacional de Assistência Social.

Ministra participa de reunião do CNAS

11/02/2011

Temos um ministério maduro e equilibrado nas áreas que coordena e, portanto, podemos assumir essa missão ousada”, afirmou Tereza Campello. A ministra considera fundamental o fortalecimento da rede de proteção social para alcançar parte da população que está à margem das políticas públicas. “Para isso, precisamos contar com a parceria do Conselho Nacional de Assistência Social e de todos os atores envolvidos no tema”, declarou.

A ampliação das políticas de transferência de renda (como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ambos coordenados pelo MDS), dos serviços públicos e da inclusão produtiva é considerada pela ministra como a principal frente para alcançar as metas estabelecidas.

Carlos Ferrari, presidente do CNAS, ressaltou o momento significativo do encontro de hoje entre o conselho e a ministra, que “traz o desafio de capitanear uma área que já transformou a vida de tantas pessoas”.

Tereza Campello enfatizou a importância da discussão com as instâncias de controle social e mostrou-se disposta a participar o máximo possível das reuniões. “Estamos todos em torno de uma única mesa, mas é importante divergir, construir e avançar no nosso compromisso”, afirmou.

Também presente à reunião do conselho, Denise Colin, secretária nacional de Assistência Social, acredita que é necessário discutir com todos os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de que forma o sistema se insere no plano de enfrentamento da miséria.

“Sei que não é uma tarefa exclusiva, mas é prioridade, e isso não se faz sem a participação de estados, municípios e sociedade. A pobreza é multidimensional”, disse a secretária.

A 186ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Assistência Social contou com a participação de conselheiros, representantes do governo, entidades e associações.

Ana Soares – 3433-1065
Ascom/MDS

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: